A Importância das Atividades Extracurriculares

/, Projeto Essência/A Importância das Atividades Extracurriculares

A Importância das Atividades Extracurriculares

As atividades extracurriculares apresentam efeitos benéficos para proficiência acadêmica dos alunos, além de, prosperar um convívio social com a instituição escolar. No Brasil, há diversas ações socioeducativas que visam o suporte educacional de crianças e adolescentes no contraturno escolar. O intuito é a promoção da educação em tempo integral, da qual, o aluno recebe orientação pedagógica adequada para organizar seus estudos, resultando no progresso do rendimento academial.

Na Associação Quality temos como parte de nossa ação o PROJETO ESSÊNCIA, o qual visa jovens de 15 a 18 anos que cursam o ensino fundamental II e ensino médio em rede pública e que estejam dispostos a agarrar essa oportunidade. Oferecemos esse curso que pretende viabilizar a oportunidade do aprofundamento dos conhecimentos do currículo pedagógico brasileiro de maneira lúdica e dinâmica, além de módulos introdutórios ao curso, que abordam conceitos sociais, para formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres; além do auxílio ao ingresso no mercado de trabalho.

Os módulos abordados no Projeto Essência:

INTERAÇÃO SOCIAL
Sobre o módulo: Quebra de barreiras sociais, integração em grupo e compreensão do próximo são as principais visões
aplicadas neste módulo. Por ser o módulo de apresentação aos alunos, é imprescindível a constituição de uma conexão
e de proximidade entre o grupo. As atividade propostas têm ênfase em alinhar o mindset para o desenvolvimento dos
módulos posteriores.

EMPATIA
Sobre o módulo: Aplicação de situações práticas e cotidianas com o objetivo de desenvolver o olhar empática, a
prática de escutar o outro e eliminar os pré-julgamentos.

DIREITOS DOS ANIMAIS
Sobre o módulo: Apresentar aos alunos os direitos universais dos animais, lições de respeito à fauna, e discutir
criminalmente o abandono de animais.

DIREITOS E DEVERES HUMANOS
Sobre o módulo: Desenvolver aspectos de cidadania, respeito ao próximo, além de, tornar-se consciente de suas
próprias atitudes sabendo o que pode ser feito e o que deve ser.

DISCRIMINAÇÃO
Sobre o módulo: Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das
pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e vídeos. Posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação e preconceito racial.

JORNAL ESCOLAR
Sobre o módulo: Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens;
Conhecer a organização de alguns jornais; Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais;
Localizar as informações principais numa reportagem; Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem; Destacar as diferentes vozes numa reportagem.

PESQUISA EM CAMPO
Sobre o módulo: Aprofundamento teórico geológico terrestre. Desenvolvimento da habilidade em reconhecer os
tipos de rochas e seus minerais, o solo em que se encontra e o estruturamento interno da Terra. Aulas teóricas finalizadas com dinâmicas científicas experimentais. Aborda ciências naturais e ciências geológicas, além do histórico de formação mineralógico.

NÚMEROS DO COTIDIANO
Sobre o módulo: Os elementos enriquecedores do pensamento matemático na formação intelectual do aluno,
seja pela exatidão do pensamento lógico-demonstrativo que ela exibe, seja pelo exercício criativo da intuição, da
imaginação e dos raciocínios indutivos e dedutivos (SOUZA, 2001, p. 27)

BRASIL
Sobre o módulo: A história da cultura do Brasil é um contínuo processo de amalgamento e miscigenação cultural,
a partir de três eixos centrais (o ameríndio, o ibérico e o africano) mais todas as influências fronteiriças e migratórias
sofridas ao longo dos séculos. Na literatura, nas artes plásticas, nas artes cênicas, na música, entre outras, esta
mistura de tradições criou uma cultura singular.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Sobre o módulo: A educação financeira é o encontro do controle financeiro, do crédito e das dívidas com o
conhecimento essencial para tomar decisões a respeito do seu dinheiro. Esse parecer deve ser responsável, visando
sempre a regularidade das finanças e o seu bem-estar. Com esse conhecimento, é possível tomar decisões para a
sua vida individual.

EMPREENDEDORISMO
Sobre o módulo: Refletir com os jovens sobre a importância da atitude empreendedora na vida pessoal e profissional.
Quando adultos, alunos que receberam noções de empreendedorismo têm mais condições de atingir o sucesso
em suas carreiras. Além de preparar para o futuro no mercado de trabalho, a educação empreendedora estimula a ter ideias criativas, persistência, comprometimento e autoconfiança.

DESIGN THINKING
Sobre o módulo: Conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de
informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Módulo contendo certificação.

FEIRA DE PROFISSÕES
Sobre o módulo: O jovem poderá participar de atividades de orientação vocacional, que atua como um aliado fundamental nesse processo decisivo, principalmente para quem ainda não tem um norte, além de vivenciar palestras sobre diversas áreas profissionais.

PRIMEIRO EMPREGO
Sobre o módulo: Auxílio na preparação de um currículo, aulas estatísticas sobre principais perguntas numa entrevista
e suas respostas esperadas. Além de exemplificar condutas inadequadas em ambiente de trabalho.

Além de módulos como artesanato, pintura e esportes.

Venha fazer parte dessa experiência neste ano!

2019-01-18T19:09:44+00:00