DOAÇÃO MEDULA ÓSSEA – CAMPANHA OUTUBRO 2018

O QUE É MEDULA ÓSSEA
Conhecido popularmente como tutano, a medula óssea é localizada no interior dos ossos. Desenvolve um papel importantíssimo para o corpo na criação de células no sangue os quais produzem entre outros, os leucócitos; os leucócitos são responsáveis pela defesa do organismo e defendem o mesmo de infecções.

DOAÇÃO
Há a existência de alguns meios para doação da medula óssea, o mais conhecido é o por procedimento cirúrgico. Neste caso, o paciente doador passa pela aplicação da anestesia geral ou pendural, seguida da retirada da medula do interior dos ossos da bacia via punções, esse procedimento dura em torno de 90 minutos e a medula retirada se recompõe em 15 dias; o paciente deverá ficar hospitalizado em situação de internação por pelo menos 24 horas, pode haver desconforto localizado que pode ser amenizado por meio de anaugésicos e geralmente o doador volta às suas atividades normais após uma semana.

O outro meio de doação se denomina coleta por aférese, nesse procedimento o doador ingere uma medicação por cerca de cinco dias para o aumento da quantidade de células-tronco no sangue, após isso a doação ocorre por meio de uma máquina de aférese, sem anestesia e internação sendo o processo realizado totalmente através da veia.

COMO SER UM DOADOR
Para se tornar um doador, acesse a página da REDOME  e procure pelo hemocentro mais próximo de você: http://redome.inca.gov.br/doador/como-se-tornar-um-doador/

2018-10-19T01:34:55+00:00
Bitnami