MEC DISCUTE PAUTA SOBRE A INCLUSÃO DE ESCOLAS E CLASSES BILÍNGUES NO BRASIL

Via: Portal MEC
Categoria: Inclusão
Por: Mariana Antunes

No dia 23 de agosto de 2018 o Ministério da Educação pautou juntamente com a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) e com a Diretoria de Políticas de Educação Especial sobre a inclusão de estudantes em estado de surdez na educação nacional.

Estavam presentes o Ministro da Educação Rossieli Soares, a Diretora de Políticas de Educação Especial Patrícia Raposo, o Diretor da FENEIS André Reichert entre outros; a principal discussão na reunião foi a necessidade por parte dos portadores da deficiência da implantação de escolas bilíngues no País, com a linguagem de sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa no âmbito da escrita. Segundo a diretora Raposo, “Para pessoas surdas, as escolas bilíngues são mais adequadas para o desenvolvimento escolar” e para completar esse pensamento, o Diretor Reichert diz que é necessário priorizar a escola bilíngue na base nacional comum curricular e que também faltam ajustes a pontos que abordam à educação de surdos, sendo preciso um status igual de outras línguas de inclusão.

O assunto sobre uma melhor inclusão da educação de surdos no Brasil foi tema da redação do vestibular ENEM 2017 e criou uma bolha de discussões entre pessoas de todas as idades e áreas de atuação desde então.

2018-08-28T03:16:12+00:00