Projeto Essência2019-01-08T18:39:57+00:00

Trilhando nossa jornada com foco e determinação para disseminarmos empreendedores

PROJETO ESSÊNCIA

Na área educacional, a ASSOCIAÇÃO QUALITY compôs um projeto – PROJETO ESSÊNCIA;  interdisciplinar para jovens com quadros socioeconômicos carecidos. Viabilizando oportunidade do aprofundamento dos conhecimentos do currículo pedagógico brasileiro de maneira lúdica e dinâmica, além de módulos introdutórios ao curso, que abordam conceitos sociais, para formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres.

Nesta proposta tem-se que o jovem deverá ser estimulado para o desenvolvimento de suas potencialidades e as expor em prática.
Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar, reestruturar a realidade educacional, por meio de dinâmicas pluridisciplinares, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural dos jovens para benefícios da atuação humana.

Localidades que apresentam um quadro de carência econômica, educacional e cultural no Brasil, onde as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. A atuação da Associação Quality visa a aplicação do Projeto Essência em instituições tais quais, como, orfanatos, ONGs e escolas públicas.

Reelaboração dos saberes como um processo pedagógico dinâmico, lúdico, aberto e interativo. Visa a necessidade de superação da despersonalização do processo cognitivo pedagógico, em que a disjunção do saber em relação à vida humana e os aspectos sociais ocasionam alienação. Os corpos de conhecimento são produtos do desenvolvimento sócio-histórico-cultural, e, estão em constante transição.  A disciplinaridade e o ensino por disciplinas constitui uma visão limitada para compreensão da realidade complexa dos dias atuais.

Considerando a necessidade de integração de novas ideias-força e conceitos que impulsionam a melhoria pedagógica dos jovens, unificado a interdisciplinaridade, o Projeto Essência, elaborado pela Associação Quality, promove a formação sobre cidadania aos jovens reorganizando à visão da atualidade e proporcionando uma atitude contínua de aprendizagem. Tendo como foco de aplicação, orfanatos, organizações educacionais e redes públicas de ensino de São Paulo-SP.

• Mais 180 horas de Carga Horária Pedagógica
  • Material Exclusivo
  • Dinâmicas e Atividades Lúdicas
  • Jogos Didáticos

O desenvolvimento do Projeto Essência não há custos financeiros para a organização adotante.

Módulos Introdutórios

O desenvolvimento de atividades sócio-histórico-culturais visa desenvolver ferramentas conceituais para a compreensão de diálogos, de múltiplas perspectivas e de interações que, a partir de pontos de vista contraditórios, geram tensão, necessidade de tradução e negociação de modo a chegar a um novo conhecimento.

INTERAÇÃO SOCIAL

Autoconhecimento, Dialogação

Integração em Grupo

Constituição de uma conexão empática e de proximidade entre o grupo. As atividade propostas têm ênfase em construir um mindset para o desenvolvimento dos módulos posteriores.

EMPATIA

Compreensão, Visão Empática

Olhar ao Próximo

Aplicação de situações práticas e cotidianas com o objetivo de  desenvolver o olhar empática, a prática de escutar o outro e eliminar os pré-julgamentos.

DIREITOS ANIMAIS

Animais, Direitos e Declaração Universal

Respeito à Fauna

Apresentar aos alunos os direitos universais dos animais, lições de respeito à fauna, e discutir que criminalmente o abandono de animais.

DIREITOS E DEVERES HUMANOS

Estatuto do Adolescente e Criança

Cidadania

Desenvolver aspectos de cidadania, respeito ao próximo, além de, tornar-se consciente de suas próprias atitudes sabendo o que pode ser feito e o que deve ser.

SOCIEDADE

Preconceito, Discriminação, Racismo, Gêneros

Tolerância

Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação. Posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação e preconceito racial.

Caminhando juntos para fortalecermos a melhora socioeducativa