SAEB – A NOVA AVALIAÇÃO DO MEC PARA 2019

//SAEB – A NOVA AVALIAÇÃO DO MEC PARA 2019

SAEB – A NOVA AVALIAÇÃO DO MEC PARA 2019

via: Portal MEC

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) será a nova forma de avaliação da educação infantil e foi anunciada pelo Ministro da Educação Rossieli Soares, o sistema será responsável por tratar de forma avaliativa o percurso da educação básico do País.

Como vai funcionar essa avaliação?
Os alunos da educação infantil não farão provas! Haverá questionários para educadores e dirigentes e coleta de dados de questões específicas como por exemplo infraestrutura. E todas as avaliações antes denominadas Prova Brasil por exemplo, terão agora o nome SAEB, serão aplicadas nos anos ímpares e avaliadas em anos pares.
Para alunos do 9º ano, as provas começarão a avaliar Ciências Humanas e da Natureza

O que esperam?
Segundo o Ministro, a nova meta de alfabetização ideal terá como base os alunos do segundo ano do ensino fundamental, com sete anos de idade. Isso fará com que se alinhem com a BNCC aplicando uma avaliação de alfabetização nessa faixa etária.

Qual é a melhora com essa mudança?
Segundo a presidente do INEP, Maria Inês Fini disse que o compartilhamento das informações em relação ao ensino infantil e básico é de grande importância inclusive para a criação de políticas públicas, com o SAEB haverá a possibilidade de criação de indicadores precisos e divulgação do mesmo para que a educação brasileira seja cada vez mais focada em melhorias e evidenciar isso.

2018-12-19T18:45:46+00:00
Bitnami