//SISU, PROUNI E FIES… ENTRANDO NA UNIVERSIDADE

SISU, PROUNI E FIES… ENTRANDO NA UNIVERSIDADE

As ferramentas que auxiliam a vida de diversos estudantes a entrar em Universidades em todo País e como funcionam… Veja agora o que é, como se inscrever e os requisitos para participar do SISU, PROUNI e FIES e garantir sua vaga na faculdade dos seus sonhos, seja pública ou particular.

A princípio, deve-se considerar uma característica em comum desses três programas federais que é o fato de ambos utilizarem a nota do Enem, portanto fica menos complicado se porventura um aluno queira participar do processo dos três… mas vamos entender cada um de forma individual.

SISU
O SISU é o Sistema de Seleção Unificada, com esse programa o vestibulando tem a possibilidade de integrar-se em uma universidade pública (as quais são muito concorridas) utilizando a sua nota do ENEM.

Pré- requisitos
Para participar do SISU é necessário ter feito o ENEM do ano anterior, não ter zerado na redação e ter tido nota mínima de 450 no mesmo. Entretanto existem instituições que possuem notas mínimas e se o candidato não alcançar a mesma, será informado com uma mensagem de alerta imediato no momento da inscrição.

Pesos nas notas
Algumas instituições definem pesos diferentes para cada área do enem, isso faz com que a nota do candidato se altere, mas não se preocupe! Isso será informado ao mesmo no momento da inscrição.

Como funciona a nota de corte?
Vamos simular uma situação… sou da universidade “x” e tenho 20 vagas para a vaga “y”, vou selecionar a partir das inscrições até então as 20 maiores notas e a nota do vigésimo colocado será minha nota de corte. A nota de corte muda porque os candidatos têm a possibilidade de trocar de curso ou modalidade e assim a menor nota vai variando.

Mas o que é essa modalidade?
Existem modalidades diferentes para cada curso, a modalidade de alta concorrência e a de cotas que se trata de raça e estudantes de escolas públicas, os quais tem direito a 50% das vagas nas universidades.

Para se inscrever no SISU basta aguardar o período de abertura das inscrições que geralmente ocorre no início do ano. Acompanhe pelo site: http://sisu.mec.gov.br/

 

PROUNI
O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 e tem como objetivo oferecer bolsas de até 100% em universidades particulares em todo o Brasil.

As bolsas e pré requisitos
O PROUNI oferece bolsas de 50% e 100%, dependendo da renda familiar por pessoa.
Para rendas mensais de até um salário mínimo e meio, bolsa 100%, para rendas mensais de até três salários mínimos e meio, bolsa 50%.
Para participar deve ter feito o enem do ano anterior e ter conseguido uma nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Para se inscrever para o PROUNI acesse o site e acompanhe a data de liberação de vagas que geralmente ocorre no início do ano: http://prouniportal.mec.gov.br/index.php

 

FIES
Por fim, temos o FIES que é o Programa de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que teve início em 2001 que possui como objetivo financiar os valores pagos pelos estudantes de Universidades Particulares e atualmente surgiu o NOVO FIES, que possui alguns diferenciais interessantes.

Para estudantes com a renda per capita de até três salários mínimos, o juros será zerado.

Como funciona?
O estudante que ingressou em universidades particulares e não possui condições de pagar as mensalidades do seu curso, pode se inscrever no FIES e ser contemplado com o financiamento feito pelo governo. Se contemplado o universitário não paga a mensalidade para a instituição de ensino e só paga o curso após ter concluído. As mudanças em detalhes sobre o NOVO FIES podem ser acessadas em: http://fies.mec.gov.br/

 

É hora de planejar o seu futuro! Boa sorte e bons estudos.

2018-12-19T18:44:12+00:00
Bitnami